sexta-feira, 22 de junho de 2012

Utopia Cabocla




Fazer amigos é um atributo indispensável a todo ser humano. É uma tendência própria que depende unicamente do caráter e do temperamento de cada um. Alguns já nascem com um manual embutido na pele e fazem amizades instintivamente, pela água, pela terra e pelo ar.
O Luiz Bonfim – um esclarecido e erudito cidadão de vida boa – pertence a essa espécie, e não passa muito tempo sem regar suas afeições e suas estimas, mesmo quando um companheiro querido já foi recompensado com o merecido descanso da fatigante faina terrestre. Veio da cidade de Fortaleza, com inoportuna urgência, prestar as últimas homenagens ao amigo e colega aposentado do Banco do Brasil, Francisco de Matos Melo, a quem chamavam de capelão, pela atenção e imensa cordialidade com que atendia às pessoas, indistintamente.
Nos momentos tristes de um funeral, em que se velam as últimas horas de um falecido com o pesar familiar e as cordiais despedidas dos amigos, uma melancolia desabrocha nas almas ali presentes, trazendo à tona as mais diversas recordações da vida que se transmutou em outra enigmática vida.
Acompanhávamos, na marcha penosa, o cortejo fúnebre relembrando o exemplar servidor que representava a figura emblemática do “Matos”, pensando que o País seria bem mais “Brasil” se houvessem muitos, como ele, empenhados com denodo, dentro das repartições públicas.
Um clarão nos surgiu rápido, quando passamos em frente ao Externato N. S de Fátima, na Frei Vidal, relembrando um inusitado encontro revestido de mistério, quando o profeta capuchinho Frei Vidal, o Pe. Juvêncio, o ilustríssimo Dom Fragoso e o bondoso Alfredinho vieram ao encontro deste propenso poeta para confabular e alertar sobre alguns sigilos, mas nada muito sobrenatural.
O séquito, após a encomenda do corpo na Igreja da Matriz, atravessa a Praça José Coriolano e desce o “Beco do Seu Raimundo Bezerra”, na Rua Carlos Rolim, rumo à última morada, o acolhedor cemitério São Miguel. O triste repique do sino, em despedida, me fez recordar um singelo verso de minha larva: “E na memória do Sino / plena em presságio, / cabem todas as almas / dos desvanecidos corpos.” Já ao pé do túmulo, alguém se pronúncia florejando os atos de um benfeitor e a confirmar a benquerença ao amigo que parte.
Em voz baixa, confidencio: – Amigo Luiz, este momento de despedida me lembra o discurso de Marcos Antonio no funeral de Júlio Cesar “Amigos, romanos, meus concidadãos, deem-me ouvidos. Vim para enterrar César, não para louvá-lo. O bem que se faz é enterrado com os nossos ossos, que seja assim com César.” O Luiz, um espírito perspicaz, já refletia sobre outra observação que lhe incidia sobre o olhar, perplexo:
– Raimundo, observe aonde o amigo Matos vai ser enterrado! É o túmulo do Luiz de Araujo Melo, o sogro, conhecido como Luiz Mano. E me testando, pergunta: – Você sabe quem foi ele?
Já tinha algumas referências sobre aquele crateuense que fora Diretor da Escola Técnica de Comércio e o orador oficial da primeira turma de contadores em 1948, época em que formatura, além de requerer uma grande festa, era um ritual de passagem para uma vida digna de trabalho e responsabilidades, familiar e social. Sabia que tinha sido um homem honrado e bondoso e que ajudava até os carreteiros do mercado, quando para estes, trabalho não havia. Soube que a sua morte, por um apêndice supurado, causou uma enorme comoção na cidade, abalo igual só na morte do Dr. Olavo Cardoso, pois eram cidadãos amados pelo povo.
O rejuvenescido Gravatinha, carinhosa alcunha do Bonfim, professoralmente continua na sua explanação sobre o Luiz Mano, um cidadão que Cratéus não podia e nem deve esquecer.
            – Professor Raimundinho, fora essas informações que você já sabe, o Luiz Mano foi um ativo vereador de nossa cidade, numa época de UDNs, PSDs, curais eleitorais, votos comprados, políticos vendidos e outros vis crimes eleitorais. Ele exercia sua atividade política com consciência, com a mais limpa honestidade, voltada para uma benfazeja cidadania. Era simpatizante de um socialismo inofensivo e sentimental, que podemos até chamar de utopia cabocla. Na época, pelo rádio, se ouvia falar nas greves dos trabalhadores, lá em São Paulo, em luta por melhores salários, por uma vida digna e melhor, citavam as convenções de um Partido que conclamava a batalha pela reforma agrária, à luta pelo “Petróleo é Nosso”, pela concentração de esforços contra o imperialismo americano. Por aqui, em 1943, onde até a Câmara Municipal vivia momentos conturbados, pois havia duas assembleias constituintes, uma verdadeira e outra falsa, dividindo os vereadores, uma terrível mão invisível chegou. A perigosa concepção de um senador iaque, Mccarthy, para combater e perseguir todos aqueles que tivessem alguma relação com o comunismo de um mundo bipolar, era uma imperceptível garra feroz e destruidora, que por aqui também sobreveio. Uma simples imagem na alma de um povo ignorante e ingênuo logo vira um fato concreto, e num instante os comunistas estavam em todo canto, devorando criancinhas. Os soldados aliciados para uma guerra invisível são os piores soldados, não sabem por que lutam, por que matam ou morrem! As unhas afiadas do mecartismo ganhavam adeptos. E o Luiz continua a falar, se empolgando cada vez mais, como se revivesse aqueles instantes:
– Aquele foi um momento perigoso, Raimundo! O Luiz Mano tramou um comício, planejou uma assembléia popular, na Praça da Estação, e convidou seus inúmeros amigos e os muitos simpatizantes de suas ideias, já que nem a câmara municipal se entendia. Mas, às vezes, entre os amigos existe a dissimulação, e o fingimento correu a gritar nos ouvidos da incivil estupidez. 
O zelo mais excessivo do capitalismo achava-se alojado na igreja, encoberto, inconscientemente, pelas batinas. O diligente Pe. Bonfim, já não se entendia bem com o professor Luiz Mano, um sujeito de ideias estranhas e chegado a esse comunismo de Karl Marx que ousava afirmar: “A religião é o ópio do povo”. Com uma propícia ajuda, convocou a milícia de Sobral, que chega disfarçada no intuito de impedir a abertura de uma Loja Maçônica, o braço direito do diabo, a filial do império das trevas, como dizia a igreja católica na época. E logo na véspera da chegada da Santa Peregrina, acontecer esse primeiro comício de esquerda nos Sertões de Crateús, era inadmissível.
– O comício já iniciara quando, de repente, chega o Pe. Bonfim, colérico, conduzindo a polícia e uma multidão de fieis, todos propensos a uma guerra santa: “Viemos, em nome de Deus, acabar essa pouca vergonha, de quem não tem fé e quer enganar o povo, com esse comunismo diabólico que veio para destruir a religião e a democracia.”
– Raimundo, não houve um tiro. Somente o trabalhador Luiz Mano, em serena calma, enfrentou as chispas e os raios desferidos pelo Pe. Bonfim. Como um cidadão íntegro pediu para que os correligionários fossem para casa, evitando prisões e derramamentos de sangue, mas consciente de que, aquela ira toda não vinha da voz de um sacerdote ali presente, e sim das garras do capitalismo ganancioso que ganhava vida e voz, e vencia mais uma batalha, mas não a guerra.
A cerimônia fúnebre chegará ao fim, e fiquei a imaginar que o lacre que colocaram naquela lápide não encerrou uma vida, como disse Marcos Antonio no funeral de Júlio Cesar, o bem que se faz não é enterrado com os nossos ossos, ele fica como um exemplo para outras vidas que merecem ser vividas com denodo e coragem de um heróico Luiz Mano ou como a obsequiosa humildade de um prestativo Matos Melo.
Despeço-me do amigo Luiz, que resolve voltar para seus urgentes afazeres na capital e sigo no caminho de casa a cantarolar, involuntariamente, a bela música utopia, do cantor e agente pastoral Zé Vicente (Quando o dia da paz renascer / Quando o Sol da esperança brilhar / Eu vou cantar // Vai ser tão bonito se ouvir a canção / Cantada de novo / no olhar da gente a certeza de irmãos / reinado do povo) fascinado com aquela história de um herói real e crateuense que pretendo mostrar para meus filhos, que sonham com os imaginários guerreiros de uma distante literatura.

Raimundo Candido
José Alberto de Souza disse...
Suas crônicas, seus artigos, transpiram transcendência. É impressionante como você consegue fixar no espaço e no tempo um fato banal através de reminiscências que não deixam de interessar a quem quer que seja, tal a sua capacidade de prender atenção e conquistar o leitor pela sua invejável cultura e escrita fluente e moderna.
Karla Gomes disse...
Ei, Raimundo!
Quando me contou no sábado a história do Sr. Luiz Mano fiquei imaginando como você iria fazer pra colocar todas aquelas informações no papel. Com simetria de matemático, perspicácia de cronista e sensibilidade de poeta conseguiste mais uma vez contar uma bela história

quinta-feira, 21 de junho de 2012

DA ARTE DE DOMAR JUMENTOS



 Sim, senhor
Eu sabia da neve de Salzeburgo
Nos cumes da Ibiapaba
Quando eu era menos que um Mozart Infante
Tirando um acorde de Asa Branca
Do piano do peito mirrado.

Talvez porque colecionasse selos austríacos
Em Crateús
Como meu pai colecionava selas
Arreios
Arroubos
Estribos
&Esporas.

Anus mangavam da margem
Que a areia do Poty era a arena

Meu pai não me ensinou a domar o asno
Nem o asco ou a asma
Só o medo de errar, de cair.

E quando eu parti
já não mais aprendiz mas doublê com louvor e distinção
Ele sorriu com a certeza de ter feito a sua parte
O seu melhor.
(Chico Pascoal, Professor Universitário, poeta crateuense premiadíssimo, residente em São Paulo)
 
Chico Miguel ( Da Academia Piauiense de Letras cujo patrono é o poeta José Coriolano) disse...
Bom poema, gostei
http://ranciscomigueldemoura.blogspot.com
Por favor visite meu blog

terça-feira, 19 de junho de 2012

SESC
                                             Unidade
Crato

                             RESULTADO DO IV CONCURSO DE CONTOS

                                                 OS DEZ GANHADORES:     
Lorena Kelly Alves Pereira.  Natural de Acopiara.  Conto: AS PUPILAS DE SAFO      
João Silas Falcão Soares.  Natural de Crateús.  Conto: A PASTA AZUL      
Francisco Alves Rocha.  Natural de Crato.  Conto: O CARRASCO      
Sibéria de Menezes Carvalho.  Natural de Juazeiro do Norte.  Conto: IRRETOCÁVEL      
Paula Izabela de Alcântara Alves. Natural de Juazeiro do Norte. Conto: PROFUNDAMENTE
Ricardo da Costa Campos.  Natural de Juazeiro do Norte.  Conto: SEU DÉ      
Cícero Eduardo de Matos Cassiano. Natural de Juazeiro do Norte. Conto: O TESTAMENTO      
Raphael Barros Alves.  Natural de Fortaleza. Conto: BOCA SUJA OU O ESCRITOR DE GUARDANAPO      
Geórgia Gardênia Brito Cavalcante.  Natural de Fortaleza. Conto: CATEDRAL      
Nataly Pinho Chaves.  Natural de Fortaleza. Conto: RAMIREZ     

                                         Comissão julgadora:
Francisco de Freitas Leite- Professor Doutorando em Linguística
Maria Lúcia de Souza Agra- Professora Mestre em Literatura Brasileira
Paulo Henrique Rodrigues de Souza - Jornalista 

Organização:
Ana Cristina Dias Borges
Assistente de Biblioteca

Karla Gomes disse: Quarta-feira, 20 Junho, 2012

Silas Falcão!

Parabéns!!!!!!!!

Elias de França disse...
Caro Silas Falcão, nossas congratulações pelo talento e o reconhecimento em outras Terras. Seu prêmio premia também a cidade de Crateús e é orgulho para todos nós. Grande Abraço!