sábado, 7 de maio de 2011

Nuvem

Tentou em toda sua vida
pôr-se numa linha de prosa,
feito nimbos, anunciando-se.

Só exprimiu ausências,
a inexistência pessoal
que se sobressai em si.

Tentou na errante vida
apontar-se em versos
feito um denso presságio

e só anuviou-se, exalando
a branca fumaça dispersa
que nunca passou de nuvens .


Raimundo Candido
WWW.raimundinho.hpg.com.br

terça-feira, 3 de maio de 2011

DIDEUS SALES LANÇA LIVRO EM CRATEUS






A Academia de Letras de Crateús tem a honra de convidar Vossa Senhoria para o lançamento do livro "Jitiranas de Luz" do Poeta Dideus Sales.


Local: Restaurante o Wanderley
Data: 06 de maio de 2011
Horário: 20h



Compareça e prestigie a literatura e os escritores de nossa Terra!

joao silas falcao soares disse...


Dideus Sales construiu uma boa produção literária há décadas.Conheço este poeta de algumas boemias e bate papo em nossa Crateús.E agora ele nos brinda com Jitiranas de luz, que é um belo título.Parabéns Poeta.Silas Falcão

Sexta-feira, 06 Maio, 2011


Luciano Gutembergue Bonfim disse...

Dideus Sales,
matuto do pé rachado, versejador de flores vivas e mortas, homem da natureza, paz e poesia, parabéns pela nova obra e eterna maestria. abraços, do seu admirador:
Luciano Gutembergue Bonfim.





Bordéis

Eram aconchegos
..................distintos
.......................íntimos
...........trilhas surradas
........................oferecidas
.......................na tolerância
............................envelhecida
.............................das meninas!

Eram obséquios
...............ofertados
................no amparo
......................no dispor
...........................no afago
............................com calor
.............................compelidas
...............em assídua ausência!

Eram suntuosos
............a dedicação
....do pecado teatral
.....totalmente original
.......................feito escola
..............................inspirada
...................................em afeto
.................em impudico prazer!

Raimundo Candido
www.raimundinho.hpg.com.br

segunda-feira, 2 de maio de 2011

DESENCONTRADO

Elias de França








Perdi-me à caça do destino.
Fui ficando, enquanto me partiam as raízes.
Permaneço: esquecendo, esquecido, esquisito...
De pé, no itinerário do futuro,
como que a esperar à frente o que perdi atrás;
como que a cobrar o reconhecimento
dos que me ignoram.
Todo o suor que me rega as rugas
é o cansaço de tentar ser
o que ontem cansei de ser,
o que hoje já não quero ser,
o que amanhã não conseguirei mais ser.
E aqui vou ficando,
assim, passando... passivo...
Como uma nódoa do dia de ontem encravada na blusa,
tão lento pensando,
tão nada criando,
tão pouco fazendo,
que o passado me ultrapassa
e atira poeira nova na minha cara.
E assim vou passivo... passado...
Tentando, em vão, não cair no mundo oco,
vendo o oco do mundo vorazmente me engolir.


Isis Celiane disse...
Parabéns, amigo! Seu poema é simplesmente lindo, é a expressão lírica de uma angústia que todos nós sentimos e que você genialmente transformou em versos.
Segunda-feira, 02 Maio, 2011



domingo, 1 de maio de 2011


......................................O Dom foi único!

..............Ao homem não foi concedido tempo suficiente para contar a eternidade, nem para romper a ossatura dos séculos e rasgar as cortinas do mundo, que pena!
.............Um pesar, sim, porque no bojo da humana existência um fenômeno extraordinário ocorre, ocorreu e vem ocorrendo. O surgimento, invulgar, de criaturas que existem para se tornarem pilares da raça, bastiões de retidão e de exemplo, a nos transmitir a certeza de que podemos bem mais que isso que meus fatigados olhos veem. Não por eles, que em si já bastam de completude e firmeza, mas por nós, pobres mortais. Merecíamos que esses benfeitores, esses nossos preceptores, transpusessem o umbral do limite de tempo para que recebêssemos bem mais de suas benesses espontâneas e isso só pela suas simples presença entre nos, sem contar com suas ações construtivas e reparadoras.
............Segundo consta, de um trecho do inpirado Evangelho de João (10, 16) que preceitua: “Tenho também outras ovelhas, que não são deste redil. Também tenho de as conduzir; elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor ” foi de onde ergueu-se a fonte de toda coragem, de toda determinação, do amor e da fé que impulsionou uma dupla de dignissímos heróis, que meus olhos tiveram a honra de ver e minha alma o prezer de cortejar, Dom Antônio Batista Fragoso, o modesto, e o queridíssimo Padre Alfredinho, o puro, que consagraram cada pensamento, cada ação de suas honradas vidas à dos pobres mais sofridos desta nossa região, desta nossa imensa nação!
...............Revolucionário, justo, corajoso, construtor de consciências fundamentadas na realidade e não nas utopias ilusórias. De sua convicta voz ainda auscultamos: “Cabe-nos buscar com o coração humilde e a cabeça lúcida, o que supõe uma consciência longa e desarmada com o povo. A partir do pouco que vamos descobrindo, veremos que existe uma sabedoria popular sedimentada, multissecular. Se fôssemos ver, hoje, os livros da Sabedoria, não seriam apenas cinco ou seis que estão na Bíblia, mas várias dezenas, cujo conteúdo nasce no chão, na mente, na consciência do povo”. Hurra! E mil vezes hurras a este erudito poeta, profeta bíblico! Chego a ficar sonhando, como estaríamos agora, se tivéssemos, entre nós, dezenas de “subversivos” Fragosos! ( Subversiva era a realidade social do Brasil, afirmou ele em resposta aos ultrajes, aos infames insultos!).
...............O Dom que um dia, em Medelín, Colômbia, aliado a um Prêmio Nobel da Paz, o argentino Adolfo Perez Esquivel, destacou-se na defesa dos direitos humanos, enfrentando uma ditadura empoleirada em toda America Latina empregnada do desagradável aroma ianque, que impôs os desprezíveis crimes de tortura, os misteriosos desaparecimentos de militantes políticos e agentes comunitários e pastorais. Nenhum guerreiro se intimida em busca de uma justa paz!
..............O Dom que me lembra o nobre São Basílio, um venerável e notável orador que teve medo de que o orgulho de sua imensa sabedoria sobrepujasse sua piedade e vendeu tudo que tinha para se tornar um monge, afirmando: “Pertence aquele que tem fome o pão que tu guardas; àquele que está nu a capa que tu conservas nos teus guarda-roupas; àquele que está descalço, os sapatos que apodrecem em tua casa; ao pobre o dinheiro que tu tens guardado. Assim tu cometes tantas injustiças quantas as pessoas às quais poderias dar.”
...............O dom que enfrentou os anos de chumbo, numa época marcada pelo medo e pela repressão à liberdade, pisoteada pela cruel Ditadura. Uma existência inteira em desprendimento no amor ao próximo, exercendo sua missão religiosa em plenitude com a Teologia da Libertação, tornando viva e presente uma Igreja sem ostentação, dos Pobres e para os Pobres.
..............O Dom que saudava os jovens como se reverenciasse a um importante adulto, deixando-o cheio de júbilo por ter sido cumprimentado por um herói. (Bom dia, Raimundinho! Era como se enchesse um imenso balão.).
.............O Dom que lembra o imensamente singelo e tão altivamente pequeno São Francisco de Assis: "Onde houver ódio que eu leve o amor, onde houver ofensa que eu leve o perdão, onde houver discórdia que eu leve a união, onde houver trevas que eu leve a luz"
.............O nosso eterno Dom, um Profeta da Paz com sua luz ardorosa, incitando, inspirando nossas compadecidas almas. Um sertanejo paraibano, mas crateuense de coração com palavras carregadas de agradecido louvor e convicção :“O sonho que durante anos foi sendo inspirado dentro de mim encontrou, nos 34 anos de pastoreio em Crateús, um chão para germinar!”.
.............Ao Dom, em tempo algum agreste por esse caminho pedregoso, como sugere o sobrenome Fragoso, nosso modesto, mas franco tributo, por ter-se deixado semear neste árduo sertão e vindo a brotar como uma frondosa árvore de gratidão, na memória de nosso coração!

Raimundo Candido
WWW.raimundinhp.hpg.com.br



joao silas falcao soares disse...
Caro RaimundinhoCrateús sempre viverá a bela memória do revolucionário, justo, corajoso, construtor de consciências que foi Dom Fragoso. Parabéns pela homenagem prestada ao nosso Profeta da Paz.Silas Falcão.
Segunda-feira, 02 Maio, 2011