terça-feira, 6 de dezembro de 2011

LANÇAMENTO DO LIVRO "CRATEÚS: CEM ANOS"

AS LETRAS DE CRATEÚS
Júnior Bonfim: No meio da praça havia um busto. Um busto, robusto, em meio aos arbustos, um organizado labirinto de algarobas que enfeitava a praça principal, a geradora de todas as agendas da urbe. Era a pedra angular, o pátio do povo, a praça, a praça da matriz. Menino sem hino, ainda não havia descoberto a fonte da alegria, a poesia, sempre perto da nossa mais perfeita tradição. Mas sabia, com emoção, que alguma coisa ocorria no meu coração. Sem susto, me intrigava aquele augusto busto. Indagava: quem é este? Respondiam-me: é o doutor José Coriolano de Sousa Lima... Depois descobri tratar-se de um dos maiores gênios da poesia no século XIX.”

Juarez Leitão:... quando o homem regressou, não trazia nem o carneiro, nem o couro e nem um centavo de dinheiro. Com a maior cara de pau, o peralta (que havia vendido o presente e gastado o dinheiro com mulheres e cachaça) afirmou que precisou comer toda a carne do carneiro na longa travessia. E o couro do animal? Onde estava o dinheiro? O homem cinicamente respondeu que não tinha.
A mulher virou uma fera:
‘Não me diga nem de graça
Uma história como esta.
Procede desta maneira
todo homem que não presta.
Eu fico logo é danada
E você não me contesta.’
Mas o marido encerrou a discussão com as razões de sua prepotência:
‘Deixa de asneira, mulher,
vaca não briga com touro!
Cala logo esta buzina
tua zoada de besouro
que carneiro em Tamboril
nesta época não tem couro!’”

Vá e leve toda a turma!
MAIS CEM ANOS PARA CRATEÚS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário