sexta-feira, 1 de março de 2013

CONVITE

CONVITE DE INAUGURAÇÃO DO BUSTO DO Poeta José Coriolano de Souza Lima - Dia 8 de Março – 19: 30 horas Do lado direito da Praça da Matriz. Crateús Ceará.
 
Quem foi ele? Foi um grande poeta, autor de mais de 250 poesias. Nasceu em Crateús, em 29/10/1829, onde habitaram os índios Carateús, outrora chamada Povoação de Piranhas e, posteriormente, Vila do Príncipe Imperial. Sétimo e último filho de Gonçalves Correia Lima e Anna Rosa Bezerra. Descende do primeiro Mourão cearense: Alexandre da Silva Mourão (I). A sua avó paterna, Joana Batista Correia Lima, era neta desse primeiro Mourão, filha que era de sua única filha do primeiro casamento, Maria Coelho Franca. Em 1870 os amigos fizeram publicar parte de suas poesias, com o título: “Impressões e Gemidos”, escolhido por José Coriolano atendendo a sugestão do seu pai. O plano era publicar seus originais, escritos de próprio punho pelo poeta, em dois volumes. O primeiro veio a lume com a ajuda do Governo do Piauí. O segundo nunca chegou a ser publicado, por não contar mais com o apoio oficial. Como houve uma mudança na direção da Província, o novo Governo decidiu não patrociná-lo (segundo volume), por não concordar com as ideias republicanas do poeta e de seus amigos. Foi, portanto, vítima da ignorância de uma censura política que, nos anos seguintes, tanto se repetiu na história brasileira. A viúva, com cinco filhos menores, não tinha recursos para arcar com a publicação. Em 1973 o Governo do Piauí, na gestão de Alberto Silva, promoveu uma nova edição de Impressões e Gemidos, com o título: Deus e a Natureza em José de Coriolano. O Piauí o considera “o Príncipe dos Poetas Piauienses”, pois na época em que viveu (1829 a 1869), Crateús, sua cidade natal, pertencia àquele Estado. A passagem para o Ceará deu-se em 1880.

Chico Pascoal disse ...                 
Ainda que tardia, a homenagem ao nosso primeiro homem de letras. Soube que é uma reinauguração, mas não conheci o antigo busto.
Crateús bem o merece, Parabéns a todos.


Ivens Mourão disse...
A todos que fazem a Academia de Letras de Crateús meus parabéns por resgatar a memória do grande poeta José Coriolano. Que venha agora um Memorial para o estudo da sua grande obra poética.
Farei o possível para estar presente.

Ivens Roberto de Araújo Mourão
Trineto do poeta


Luiza Lira disse ...
 Estimado colega,
Raimundinho.
Bom dia!
Agradecemos o convite e sugiro que  a academia de Letras em colaboração com a Prefeitura, possa criar um espaço onde tenhamos a oportunidade de conhecermos o acervo bibliográfico e de forma explícita possamos divulgar para turistas a obra poética deste renomado escritor.

Um carinhoso abraço a todos da ALC.

Luiza Lira
 

 

2 comentários:

  1. Ainda que tardia, a homenagem ao nosso primeiro homem de letras. Soube que é uma reinauguração, mas não conheci o antigo busto.
    Crateús bem o merece, Parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  2. A todos que fazem a Academia de Letras de Crateús meus parabéns por resgatar a memória do grande poeta José Coriolano. Que venha agora um Memorial para o estudo da sua grande obra poética.
    Farei o possível para estar presente.
    Ivens Roberto de Araújo Mourão
    Trineto do poeta

    ResponderExcluir