quarta-feira, 10 de abril de 2013


SENHORA DA SEXTA-FEIRA,
Romance inédito de Milton Dias


Fonte: Blog trocando em miúdos – Paulo Elpídio de Menezes Neto



Sabia-se da existência de um romance que Milton Dias não chegara a publicar. Por timidez de quem se aventurou com sucesso pelo gênero difícil da crônica, mas que não venceu os receios de um romancista dominado pela modéstia.



Ouvira referências de vários amigos sobre o romance. Tive os originais em mãos, revelado com discrição pelo seu autor.



Conversando com Pedro Paulo Montenegro, pesquisador e crítico literário respeitado, descobrimos que os originais encontrava-se em poder de um sobrinho de Milton Dias, filho de seu irmão Wílson Dias — o engenheiro Rui Dias.



Recuperados os originais estamos em trabalho, a quatro mãos, cuidando da editoração do romance a ser lançado em Fortaleza, no início de 2014.



Um presente aos incontáveis amigos e leitores do cronista, agora no texto de romancista que também o foi com talento e elegância.

UM APARTE



POR SILAS FALCÃO



Os originais de A senhora da sexta feira foram lidos pelo poeta Francisco Carvalho. Aconselhou edição. Pedro Nava, após receber os mesmos originais, enviou carta ao amigo autor determinando urgentíssima edição. A professora de literatura Suely Oliveira, na sua dissertação Milton Dias – a vida que poderia ter sido e que não foi, nos revela cópia da carta.



Numa manhã de sábado de 2010, na entrada do Mercadinho São Luis, Pontes Vieira, encontrei o mestre Pedro Paulo Montenegro. Mesmo morando a um quarteirão da casa dele, nunca forcei mais aproximação com este ensaísta que há décadas reside no Pio XII. Mas naquele sábado perguntei-lhe sobre o romance. Indiferente a minha espinhenta intervenção, ele respondeu: Tá com o sobrinho dele. E foi às compras sobre seus passos lentos e idosos.



Excelente a noticia do lançamento deste romance.



Mesmo após trinta anos da morte de Milton Dias.

Raimundo Cândido disse...

Parabéns Silas Falcão, você é mesmo um Dartanhan das Literaturas, muito ajudou na recuperação da memória do Poeta  José Coriolano , e com esse trabalho de resgate de Milton Dias, só tenho a lhe felicitar e me orgulhar do eficiente amigo que tenho!


Um comentário:

  1. Você gostaria deter seu texto (poema, conto, prosa, ensaio, matérias de cultura em geral, biografias de bandas, artesanato, turismo, artes plásticas, saúde, vida, sociedade...etc) no blog FANZINE EPISÓDIO CULTURAL?
    Envie seu texto com uma foto sua ou uma imagem relacionada ao texto para machadocultural@gmail.com

    Contatos:
    Carlos Roberto de Souza
    machadocultural@gmail.com
    (35) 8833-9255
    Blog da Academia Machadense de Letras
    http://academiamachadense.blogspot.com.br/

    VENHA FAZER PARTE DO GRUPO DA ACADEMIA MACHADENSE DE LETRAS (FACEBOOK). PUBLIQUE SEUS POEMAS, CONTOS, CRÔNICAS, SUGESTÕES DE LIVROS, PEÇAS DE TEATRO, FILMES...TODO CONTEÚDO CULTURA.
    https://www.facebook.com/groups/149884331847903/

    Acesse o blog:
    HTTP://www.fanzineepisodiocultural.blogspot.com

    ResponderExcluir