terça-feira, 12 de janeiro de 2010

"Isto é uma vergonha!"

"Que merda: dois lixeiros desejando felicidades do alto da suas vassouras.
O mais baixo na escala do trabalho."
Hoje não liguei a TV, não ouvi o rádio, nem quis saber da internet. Atitudes preconceituosas e desrespeitosas como a de Bóris Casoy me envergonham, atingem em cheio o meu orgulho de ser brasileira. Ligar a TV é ter que dar de cara com uma burguesia arrogante e desmedida, que embora se sustente na força do trabalho dos homens simples, ao fazer uso de uma hipocrisia disfarçada de generosidade, se apresenta a eles como solidários.

A mídia no Brasil é porta-voz da elite, nela a classe trabalhadora não tem espaço, se aparece na TV é para protagonizar a miséria e as mazelas sociais, para serem os coitados que os programas sensacionalistas necessitam para que seus apresentadores e patrocinadores sejam generosos. A miséria no Brasil dá IBOPE.

Mas um dia alguém se esquece de apertar um botão, de desligar um fio, de apertar um parafuso, e sem querer vem à tona quem verdadeiramente se esconde por trás da aparência solidária dos homens da TV. Foi assim, quase sem querer, que Bóris Casoy mostrou sua verdadeira face, que se confunde e se mistura a face de toda burguesia, a quem garis são simplesmente lixeiros, que ofendem pelo simples fato de aparecerem num jornal desejando felicidades ao povo.

Não fecho os olhos à hipocrisia de meu País, mas muitas vezes tenho vontade de fazer o que diz a canção de Renato Russo, porque “... se o mundo é mesmo parecido com o que vejo, prefiro acreditar num mundo do meu jeito.” Nele garis são heróis, enfrentam todos os dias a indiferença das pessoas nas ruas e colhem de lá toda sujeira que depositam.

Lamento que a sujeira maior os garis não possam limpar, nem colher como lixo, porque esta está na mente perversa dos homens.

É como Renato Russo que eu me pergunto: “Que País é esse?”

Isis Celiane

3 comentários:

  1. Excelente, poetisa! Essa midia é realmente uma vergonha! Usam o discurso da liberdade de imprensa para terem a liberdade de manipular a "opinião publica" e o senso comum, numa criminosa omissão diante dos fatos que interessam ao povo e dando grande enfase ao que agrada aos seus donos e financiadores!
    Gostei
    Elias

    ResponderExcluir
  2. Valeu, poeta! Gostei também de seu comentário!
    Celi

    ResponderExcluir
  3. Não presenciei este dia Isis, mas que bom vc dar ênfase e publicá-la tão sabiamente, que suas palavras sejam ouvidas por muitas pessoas...

    ResponderExcluir