segunda-feira, 5 de julho de 2010

ESPANHA X PARAGUAI

..........................
......Tudo bem, é um filme que se repete. Futebol tem disso, nem sempre é o melhor quem vence. Se o Brasil foi despachado que venha pra casa e só alguns jogadores. Sabemos que a grande maioria ficará por lá mesmo enchendo os bolsos de euros! Já enxugamos as lágrimas, iremos assistir o restante da copa sem muito abalo no coração. Em compensação a nossa arquiinimiga Argentina saiu de quatro, uma situação mais inconveniente que a nossa. ............................................
;;;;;Estou aqui, sábado 3 de julho, de novo na minha rede, um divã inspirativo que aqui e acolá me faz meditar e viajar por lembranças tão antigas e visões nem tão futuras. Mas agora assisto Paraguai vs Espanha, outro jogão. A terra de la mancha e das touradas credenciada ao título joga um futebol encorpado com toque de bola coletivo num misto de técnica e muita garra que lhe valeu a alcunha de fúria. Já o Paraguai faz sua melhor campanha em copas do mundo, tem uma defesa segura mas contou com a sorte para passar pelo Japão nos pênaltis e como é considerado o azarão nas casas de apostas tudo indica que, com licença do trocadilho, é realmente um “cavalo paraguaio”como o time de Dunga que me deixou muito triste.
Termina o primeiro tempo: 0 x 0, e enquanto isso meus dedos tamborilam por essas negras teclas. Aceito novamente o convite de minha rede para devaneios circunstanciais por outros ares onde se agitava os estandarte espanhois enfincado a custa do aço da espada e chego até a ouvir o estampido da pólvora no solo paraguaio quando era habitado por índios guaranis, gaycurus e payaguás. Em 1530, teve início a colonização espanhola, quando foi criado o forte de Nossa Senhora da Assunção (atual Assunção), a população nativa foi escravizada durante séculos, esse fato impulsionou a realização de missões jesuítas com o intuito de proteger os índios. O problema foi que por mais que os jesuítas fossem capazes de fazer um bom trabalho acolhendo os índios sem matá-los, quando esses eram “domesticados”, aprendiam a língua espanhola, a religião católica, e aperfeiçoavam seus conhecimentos de agricultura, estavam perfeitos para serem roubados pelos colonizadores espanhóis para serem forçados a trabalhar como escravos nas minas de ouro e prata. Foi um processo de genocídio e etnocídio violento, extenso e prolongado que resultou no maior massacre de comunidades indígenas da história.
;;;; há pouco tempo (1865-1870) Paraguai perdeu dois terços da população adulta masculina e muito do seu território na desastrosa guerra da Tripla-Aliança atiçada pelo imperialismo inglês para favorecer seus interesses, obrigando Brasil, Argentina e Uruguai a detruí-lo economicamente. Já que estamos relembrando nosso vizinho vale ressaltar que após tudo isso por que passou, o Paraguai continua um dos país com maior índice de corrupção ( mais que o Brasil, acreditem) e de pobreza do mundo. Sofreu pela ganância dos poderosos que dominavam para “tirar” suas riquezas e pelas mãos de caudilhos, chefes políticos e militares irresponsáveis que incutiram sofrimento, atraso, dor e morte. Recordando uma frase de Ernesto Che Guevara "as tantas rosas que os poderosos matem nunca conseguirão deter a primavera" acreditamos que existe uma superação para tudo e a esperança por mais que sofra nunca morrerá.
........Volto ao jogo, 1 x 0 para a Espanha e Paraguai tem que voltar pra casa para repensar em seus problemas seculares, que sãoos mesmos do Brasil, mas por sorte retornaremos no mesmo voo do continente africano para America do sul: Brasil, Argentina e Paraguai , como irmãos, deixando o Uruguai como único representante das Américas respirando ainda algum sonho futebolístico para encobrir tanta injustiça que reina por este lado de cá.

..........................................Raimundo Candido

Nenhum comentário:

Postar um comentário