sábado, 3 de dezembro de 2011

VEM AÍ...

O MUNICÍPIO EM SEUS ASPECTOS DEMOGRÁFICOS E SOCIAIS


“Quase todos foram formados de singelos povoados quase sempre às margens de rios ou riacho, com casas totalmente dispersas e muitas vezes subordinadas à casa grande da fazenda, até se constituir em distrito. A aglomeração, o apinhamento de residências mesmo rústicas, o crescimento das atividades econômicas para a sobrevivência exige que o nível de associação avance para maior organização, o que vai mobilizar a política, quando se desencadeia a promulgação de leis municipais que instituem os distritos. Assim, a história de estirpes é contada de geração em geração, do saber avoengo para a erudição do pai e desse à lembrança nostálgica dos filhos. Com o registro cartorial, povoados são tornados reais, passam a ocupar o mapa do município e assim surgem os distritos de Crateús. [...]Buscamos o que foi, para não cair no esquecimento, e o que continua sendo, para que se tenha ideia do que pretende para si e para os seus o homem do interior.” (Raimundo Candido)
..........
Faz-se imperioso reconhecer, desde logo: a situação material de existência miserável da maioria dos habitantes de Crateús os excluiu, objetivamente, durante um lapso temporal centenário, das postulações judiciais perante o Estado-Juiz, às mais das vezes elitista, formalista e plutocrata. A constatada conjuntura local nos remete a uma conclusão romanística, inspirada nos versos de Ovídio, segundo a qual cura pauperibus clausa est, ou seja: também na Terra do Senhor do Bonfim “o Tribunal sempre esteve fechado para os pobres”. (José Arteiro e Isis Celiane)
.........
... Crateús, ou melhor, o Brasil, fundamentado no Catolicismo, só iria experimentar novas filosofias num tempo bem posterior. De fato, as Igrejas Protestantes que o município possui fazem também seu papel evangelizador. Inicialmente fundou-se a Assembleia de Deus, e assim outras filosofias religiosas passam a existir. De vertentes vinculadas às Testemunhas de Jeová, Evangélicos ou Crentes... Crateús conta com diversos credos cristãos. A cultura africana também é presente em diversas manifestações. Oficialmente, conforme os “pais” ou “mães de santo” que travamos diálogos, existem no dizer deles “3 terreiros”, ou casas de Umbanda...” (Ericson Frabrício)


MAIS 100 PARA CRATEÚS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário