domingo, 16 de outubro de 2011


DOM JACINTO – SEGUNDO BISPO DE CRATEÚS
Vera Lúcia Teixeira Fernandes1

        Jacinto Furtado de Brito Sobrinho um maranhense inteligente, culto, organizado, fervoroso, amante da Eucaristia e confiante no Poder e Intercessão de Nossa Senhora, a quem confia seu pastoreio. Foi ordenado Bispo da Diocese de Crateús em 24 de maio de 1998, depois de longa vivência de 22 anos como Pároco de São Benedito em Pedreiras – MA e quatro anos como Reitor do Seminário Interdiocesano Santo Antonio de São Luis – MA. Trás no coração e experiências forte vivência hierárquica e clerical de Igreja. Os carismas e dons que recebeu como atributos do Espírito Santo, a vida de oração e a convicção de ser fiel ao apelo do Senhor nesta missão, faz desse Pastor um incansável Servidor e tem deixado marcas indeléveis em nossa Diocese. Não mede esforços para proporcionar ao seu rebanho a confiança na Imaculada Conceição, nossa grande Mãe intercessora e a certeza de que só Jesus tem respostas para nossas buscas. Zeloso e dedicado a tudo que se refere à Evangelização, Liturgia e Comunicação está sempre atento a nos ajudar no crescimento da Fé.
       Grande incentivador das Pastorais e Serviços, e com a criação de novos grupos de oração ajudou a muitos perceberem seus talentos e aptidões na partilha dos dons, tendo uma vida de mais compromisso na Igreja e Comunidade, assumindo a graça recebida no Santo Batismo. Esta conscientização de Fé arrastou multidões que em carismas diversos louvam a Deus e servem a Igreja de Crateús, assumindo com vida nova o ser sacerdotal e missionário. Sua força mariana possibilitou por duas vezes a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal e em 24 de maio de 2008 consagrou nossa Diocese à Virgem Imaculada Conceição, a quem confia sua intercessão.
        O Lema de Dom Jacinto para conduzir seu pastoreio e orientar suas decisões é: “Senhor por tua Palavra lançarei as redes (Lc.5,5)”.  Incansavelmente tem incentivado vocações sacerdotais e religiosas e orientado caminho para que nossa Igreja tenha cada vez mais ótimos padres e exímios cristãos. Como bom reitor mantém em Charito-Ipueiras, uma Casa Vocacional onde rapazes recebem orientações e estudos para discernimento da Vocação Sacerdotal. Orienta seminaristas da Diocese em Fortaleza e Belo Horizonte e para mantê-los criou o Grupo Mãos Unidas pelas Vocações. São amigos da Diocese e de outros Estados que conscientes da grandeza em colaborar com a formação dos Seminaristas auxiliam com oração e doações generosas para manutenção desse grupo. Os primeiros seminaristas eram jovens de outros Estados e a cada ano cresce o número de vocacionados filhos de nossa Diocese motivados pela determinação de Dom Jacinto e efeitos da intercessão contínua pela oração.   Em maio de 2011, ordenou três padres da Diocese e os primeiros Diáconos Permanentes, fato inédito na Diocese. Quatro senhores casados e conscientes de sua missão na Igreja recebem a Ordenação Diaconal e se tornam aptos ao Serviço da Igreja.
         Dom Jacinto é o primogênito do casal Pedro Furtado de Brito e Maria Inez Ribeiro de Brito, grande colaboradora da Diocese no que diz respeito à Legião de Maria. Nasceu em Bacabal - MA aos 16 de junho de 1947. Foi ordenado em 15 de Janeiro de 1972 também em Bacabal e logo em seguida Pároco de São Benedito em Pedreiras, permanecendo 22 anos. Em 18 de fevereiro de 1998 foi nomeado Bispo de Crateús e recebe a Ordenação Episcopal em 24 de maio do mesmo ano.  
Crateús – CE. 02 de outubro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário