terça-feira, 22 de outubro de 2013

O centenário de Rosa Morais

O centenário de Rosa Morais
 Um texto de Regina Estela Bomfim.)
Conhecida como: Tia Rosa, Tiinha, Dona Rosa, Rosa Ferreira de Morais... professora de Dona  Inácia Ferreira Bonfim, sua prima e minha mãe, na Fazenda Curral Velho (Crateús). Ela é do tempo em que os donos das fazendas contratavam professoras por um determinado período, (quatro meses). Meu avô Joaquim Ferreira Bonfim convidou-a, e com a anuência de seus pais, ela passou uma temporada sob sua custódia, na "Casa Grande". Ali naquela sala rustica, alpendrada, virada para o nascente... ante a  bela paisagem da várzea onde se esparziam reluzentes "pés de oiticica", Rosa lecionava para os primos... como ela mesma relembra: Os filhos do Tio Joaquim, do Tio Raimundinho e da Tia Bebela (Isabel).
Eu frequento a casa da Tia Rosa desde muito criança, nas visitas que minha avó Isabel fazia à sua irmã Conceição, mãe dela. Tenho boas recordações de quando fui sua aluna no Ginásio PIO XII... das tardes e dos finais de semana que passava em sua casa, sob sua orientação...   O pé de pitanga, o jardim, o cheiro das rosas, as galinhas, o papagaio, o fogão de ferro a lenha, a mesa da sala de jantar muito grande, os guarda-louças, os armários com muitos livros, o ateliê, as tintas, os pinceis, OS QUADROS, o rádio numa mesa pequena com uma linda toalha bordada.
Quantas lembranças... da rede cheirosa, quando me deitava eu percebia o quanto aquele telhado era alto. Meus filhos também foram orientados por ela. Muitas tardes os deixei na casa da Tia Rosa... eles tinham aula de português e merenda. Dalila, minha filha, sempre lembra dos pães e queijo, bolos e biscoito feito por Tia Rosa.
            Como a vida é curta, tanta beleza, tanto amor, tanta dedicação e tão pouca vida... são só cem anos, neste sábado 26 de outubro de 2013!
                                                             Regina Estela Bomfim.
                                                                                                           (Educadora)
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário