quinta-feira, 8 de abril de 2010

(RAIZ DO) POEMA: TEOREMAS PRA NOS TANGER E OUTRAS ESQUISITICES

Este é o novo livro do poeta Raimundo Candido,
que será lançado no dia 16 de abril de 2010
O título já suscita grande curiosidade sobre como
um professor de ciências exatas
tece a teia incerta e inexata da poesia.
Esquisites?
Teoremas?
sensações?
Coisas de poeta mesmo.
So vendo para conferir!
Prestigie!

2 comentários:

  1. RUAS E PERSONALIDADES II

    Novamente me refiro a algumas ruas de Crateús, cujos nomes foram mudados. Morei em uma delas em 1970. Era conhecida por Rua da Pimenta. Este nome foi mudado e atualmente leva o nome do padre Macedo. Tem início no Barrocão e segue no sentido norte sul até a Rua Coronel Totó, perto da Feira Livre. É uma homenagem prestada ao padre Antônio Cavalcante Macedo e Albuquerque, vigário desta paróquia de 1853 a 1898. Foi do Padre Macedo a idéia de fazer uma grande reforma na igreja matriz, aumentando o corpo do templo, concedendo-lhe maior largura e comprimento. Deixou-o nas dimensões atuais, com exceção das capelas laterais. Construiu potentes colunas e torres que ficaram na altura da cobertura. Fez o coro que fica na entrada principal da igreja, com tábuas e na frente uma proteção com grade de madeira. Era lá que ficavam o harmônio, as cantoras e músicos para ajudarem nas missas cantadas em festas religiosas. Fez também a subida para o coro através de uma escada que, depois foi prolongada e atualmente, atinge as torres onde estão os sinos. Padre Macedo além dos trabalhos de pastoral que prestava como vigário era político e em 1860, durante a eleição que aconteceu dentro da igreja houve uma grande confusão. O padre reclamou porque seus adversários estavam trazendo pessoas para votarem com o nome de eleitores falecidos. A confusão culminou com a prisão de alguns políticos, inclusive o padre que ficou preso durante um ano e quatro meses.
    Também conheci a Rua do Beiju. Ainda hoje o vulgo cita este nome, mas oficialmente tem o nome de Rua Coronel Antonio de Melo. Em sentido nascente poente fica entre a Rua Frei Vidal da Penha e a Rua Raimundo Rodrigues, esta paralela ao muro esquerdo do Cemitério São Miguel. O atual nome presta homenagem a um dos homens mais afortunados desta terra. Antônio Ferreira de Melo Falcão (Coronel Antônio de Melo). Tinha olhos claros, e estatura mediana de1,73m. Casou-se duas vezes e deixou 9 filhos. Sua primeira esposa era Izabel de Melo Lima e a segunda, dona Maria Leolinda de Sousa, viúva de Jerônimo de Sousa Lima. Cel. Antônio de Melo Possuía dezenas de fazendas, inclusive “Pastos Bons”, Casa Nova, Catingueiras, Bom Sossego, Jatobá Medonho e outras que, juntas, abrigavam milhares de semoventes. Possuía também diversos mocós, onde guardava jóias, ouro e prata. A agropecuária era a sua principal atividade. Morou no quadro da igreja, após a perda total da visão, motivada por tracoma.
    Com a morte da dona Izabel (primeira esposa), casou com dona Leolinda, prima de Izabel com quem teve o 9° filho. A cegueira obrigou-o a entregar o comando das fazendas ao filho Ignácio de Melo Lima, homem pacato e trabalhador. Este era o pai do seu Ednardo Mesquita, do seu Laerte Melo, da Dona Dalba esposa de Antônio Ricardo, e pai também do seu D artagnan Melo, antigo funcionário da Prefeitura de Crateús.
    Os registros estão guardados no livro “Geneagrafia e História de Crateús” que nos faz conhecer e admirar antepassados de gerações bem distantes, sucedidos por filhos, netos e bisnetos com quem convivemos.
    São fatos que marcaram a história de gerações que ao longo da vida vem se sucedendo por outras personalidades que também deixam suas marcas, seus feitos e contribuem com novas histórias que serão contadas no futuro.


    Flávio Machado e Silva

    ResponderExcluir
  2. Flávio Machadodomingo, 30 maio, 2010

    RUAS E PERSONALIDADES - Jornal de 31.03.2010



    O tempo passou, mas ainda guardo na memória o nome da Rua Baturité, nesta cidade de Crateús. Acho importante cada pessoa conhecer a história da rua onde mora. A antiga Rua Baturité começa perto da Avenida Sargento Hermínio e segue em direção ao Bairro Maratoan e Santa Luzia. Este nome (Baturité), há décadas foi mudado para Rua Gustavo Barroso, em homenagem ao célebre escritor cearense nascido em Fortaleza em 29 de dezembro de 1888. Era filho de Antônio Filho Barroso e Ana Dodt Barroso. Fez curso preparatório no Liceu Cearense e o de Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito do Ceará e Rio de Janeiro colando grau em 1911. Versou os mais variados assuntos e temas históricos, tendo publicado diversas obras, demonstrando sua cultura e versatilidade no mundo literário. Foi membro da Academia Brasileira de Letras e Faleceu no Rio de Janeiro em 1959.
    Conheci também a Rua do Benfica. Esta tem início no Posto Único e termina na Rua Dr. Moura Fé. Para homenagear um sobralense que muito fez por Crateús, a antiga Rua do Benfica atualmente tem o nome de Rua Desembargador Olavo Frota. Dr. Olavo Frota nasceu em 17.02.1896 na cidade de Sobral. Era filho do comerciante Estanislau Lucio Carneiro Frota e Ana Joaquina Rodrigues Frota. No seu torrão natal iniciou seus estudos, saindo depois para o Colégio Anchieta de Nova Friburgo (RJ). Ingressou no Curso de Direito na Faculdade Nacional em 1913 formando-se em 1917. Retornou para Sobral e casou-se em 1920 com a senhorita Antonina Saboia de Albuquerque. Dr. Olavo em 1931 veio contribuir com o progresso de Crateús, exercendo o cargo de Juiz de Direito. Atuou também como professor nos Educandários locais e contribuiu nos trabalhos sociais. Foi Prefeito de Crateús em 1945, ao fim do Estado Novo.. Seus filhos o Cirurgião Dentista Dr. Silvio Geraldo Figueiredo Frota (In Memória), o Médico Dr. Antônio Figueiredo Frota (Im memoriam) e o Desembargador João Byron Figueiredo Frota, (crateuenses), a exemplo do pai sempre se destacaram nas atuações.
    Conheço também a rua que antigamente e até hoje o vulgo sempre denominou de Rabo da Gata. Situa-se entre a Rua Cel.Giló e o Rio Poti. Atualmente leva o nome do revolucionário Marechal Juarez Távora, um cearense da cidade de Jaguaribe nascido em 1898. Foi integrante da Coluna Prestes, movimento revolucionário paulista em 1924, que tinha a finalidade de combater o então Presidente Artur Bernardes. Assumiu o comando das forças revolucionárias do Nordeste, naquela revolta tenentista, cujo lider maior era Luis Carlos Prestes. Uma ala da coluna Prestes comandada pelo coronel João Alberto Lins e Barros entrou em Crateús no dia 14 de janeiro de 1926. A coluna foi recebida com hostilidade e, na luta contra a força policial, deixou aqui dois mortos: o Tenente Tarquínio e o Cabo Antonino (Antonio Cabeleira). Juarez Távora foi Ministro da Agricultura em 1934 e posteriormente, da Viação e Obras Públicas. Opondo-se ao Estado Novo, rompeu com Getulio Vargas e em 1937. Fez parte do movimento que em 1945 tirou Getúlio do poder. Távora fundou a Escola Superior de Guerra da qual foi comandante. Teve influência nos acontecimentos oposicionistas que levaram Getúlio Vargas ao suicídio. Com a morte de Getúlio, no Governo Café Filho, foi chefe da Casa Militar. Foi Juarez Távora o candidato que concorreu contra Juscelino Kubitschek à Presidência da Republica em 1954. Em 1958 elegeu-se Deputado Federal pelo Estado da Guanabara. Foi um dos articuladores do golpe militar de 1964. Era oposicionista instigante aos políticos que ocupavam o poder. Juarez do Nascimento Fernandes Távora morreu no Rio de Janeiro em 1975. São fatos lembrados e outros registrados na historia de Crateús.

    ResponderExcluir