sexta-feira, 9 de abril de 2010

A PUBLICAÇÃO DE UMA OBRA, O NASCIMENTO DE UM POETA

ROGERLANDO GOMES LANÇA LIVRO EM CRATEÚS
O LANÇAMENTO: TEATRO ROSA MORAIS, CRATEÚS
Encontro você no lançamento de meu livro de estréia CHÃO INAUGURAL, dia 17 de Abril / 2010, 19H30 no TEATRO Rosa Morais - Rua Francisco Sá, s/n°, Crateús, Ce.

A OBRA: Chão Inaugural

O livro foi dividido em três partes. Em todas, o poeta expõem-se e o que o inquieta: suas dores, os homens, os governos, a poética e a política.
Na primeira parte, os poemas são como que uma janela através da qual se entreve um “entrevado”: o iluminado.
Na segunda parte, Termos, o poeta, em peças curtas e discursivas dedica-se a perorar, atrás de grafar as “palavras mais irresistíveis”.
Na terceira parte, com poemas de temáticas diversas – infância, política, o mundo, enfim, suas inquietações –, o poeta encerra o livro indicando o desafio que a poesia épica representa nestes tempos de lirismo fácil: captação e escritura desta era de turbina.
O AUTOR : Rogerlando Gomes Cavalcante - Ano de nascimento? É o correspondente a 400 depois do ano da primeira edição (de 1572, produzida em casa do impressor António Gonçalves, de Lisboa) da obra máxima e fundante da língua – e poesia – portuguesas, Os Lusíadas, de Camões, no qual o Brasil é referido uma única vez. Aliás, essa “coincidência”, pode, quiçá, ser um bom augúrio poético, ou um acaso meramente simbólico: a publicação de uma obra, o nascimento de um poeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário