segunda-feira, 2 de novembro de 2009

ACADEMIA DE LETRAS É REALIDADE EM CRATEÚS

Nascida da fértil e prodigiosa mente do poeta José Bonfim de Almeida Júnior (Júnior Bonfim), a Academia de Letras de Crateús - ALC tornou-se realidade na memorável noite de sábado, 13 de junho de 2009, em sessão solene de fundação, posse dos sócios e da diretoria, ocorrida no Teatro Rosa Moraes, dirigida pelo acadêmico Antônio Elias de França. Elias foi eleito como primeiro presidente da ALC e vai conduzir os passos da Arcádia por dois anos, nos termos estatutários.

O evento, realizado com lotação completa do Teatro, contou com a presença do deputado estadual Nenen Coelho, representando o Poder Legislativo do Ceará, do secretário de Cultura, Sílvio Werta, que representou o Executivo Municipal, da vereadora Elisabeth Moraes Machado, representando o Poder Legislativo Municipal, e do promotor de Justiça José Arteiro Goiano, que representou o Judiciário e o Ministério Público locais.

A Academia de Letras de Crateús é um sodalício de letras formado para ser preenchido por 40 sócios que ocuparão 40 cadeiras, cada uma com seu respectivo patrono, que tem a livre escolha do sócio. A ALC foi iniciada com 22 sócios, restando, pois, 18 vagas a serem preenchidas. Sua finalidade é a de agregar talentos da terra, amantes das letras e da literatura na sua mais ampla expressão, desde a literatura popular, conhecida como de cordel, à literatura erudita, e incentivar a cultura em geral.

O cerimonial do evento foi dirigido pela elegante dama de nossa sociedade, Marta Bezerra, gerente da Unimed Regional, e teve animação sonora do talentoso músico e cantor Ernesto.

SÓCIOS E PATRONOS


Tomaram parte como sócios da ALC 22 nomes que escolheram o número de suas cadeiras, cabendo a cadeira nº 01 ao vetusto memorialista de Crateús, Norberto Ferreira Filho, que escolheu como patrono o jornalista e escritor José Blanchard Girão. Os demais sócios e patronos pela ordem numérica das cadeiras são: Antônio Elias de França, que tem como patrono o Ex-bispo de Crateús Dom Antônio Batista Fragoso; José Bonfim de Almeida Júnior, com Monsenhor Francisco Ferreira de Moraes; Flávio Machado e Silva, com Dom José Tupinambá da Frota; Carlos Leite de Araújo, com Antônio Gonçalves da Silva (Patativa do Assaré); Geraldo Oliveira Lima (Pe. Geraldinho), com Euclides da Cunha; Sebastião César Aguiar Vale, com Jáder Moreira de Carvalho; João Lucas Evangelista, com Leandro Gomes de Barros; Ericson Fabrício Alves Vieira, com Clarice Lispector; Lourival Mourão Veras, com Alfredo Kunz (Pe. Alfredinho); Maria da Conceição Rodrigues Martins, com Mário de Miranda Quintana; Vera Lúcia Teixeira Fernandes, com Maria Gláucia Meneses Teixeira Albuquerque; Sílvia Régia Lopes Melo, com Rachel de Queiroz; Ísis Celiane Rodrigues, com Machado de Assis; Raimundo Cândido Teixeira Filho, com Luiz Bezerra; Luis Carlos Leite de Melo, com João Capistrano Honório de Abreu; Antônio Carlos Ferreira Bonfim, com Sebastião Ferreira do Bonfim; José Arteiro Soares Goiano, com João Crisóstomo de Azevedo; Adriana Calaça de Paiva França, com Nísia Floresta; Francisco Aldo dos Santos, com Raul dos Santos Seixas; Antônio Dideus Pereira Sales, com Gerardo Mello Mourão, e Antônio Edmilson de Sousa Lopes, com Emanuel Cardoso.

DIRETORIA

A primeira diretoria da Academia de Letras de Crateús ficou assim formada: Antônio Elias de França – presidente; José Bonfim de Almeida Júnior – vice-presidente; Ericson Fabrício Alves Vieira – secretário; Lourival Mourão Veras – tesoureiro; Maria da Conceição Rodrigues Martins – diretora de cultura. Compõem o Conselho Fiscal: Flávio Machado e Silva, Raimundo Cândido Teixeira Filho e Sebastião César Aguiar Vale.

JÚNIOR BONFIM

O acadêmico Júnior Bonfim, idealizador da Academia de Letras de Crateús, e que também pertence à Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza – AMLEF, fez um brilhante discurso de saudação aos seus confrades e à sociedade crateuense que, naquela noite, com ansiedade e abismada, via nascer para o nosso município uma entidade cultural da maior envergadura, com a finalidade de engrandecer a cidade e dar-lhe ainda maior representatividade.

PRONUNCIAMENTOS


A vereadora Betinha Machado, representando o Legislativo Municipal, congratulou-se com a idéia da criação da ALC e parabenizou a cidade e os acadêmicos que, naquele momento, assumiram um compromisso cultural com a sociedade, o de lutar em prol do engrandecimento de nossa cultura. Outros oradores também se pronunciaram no mesmo sentido, como o deputado Nenen Coelho, numa menção honrosa ao acadêmico ocupante da cadeira nº 01, o memorialista Norberto Ferreira Filho. Também usaram da palavra os acadêmicos José Arteiro Soares Goiano, Maria da Conceição e Antônio Elias de França que, tão logo cessaram suas palavras, deu como encerrada a magna sessão inauguratória da Academia de Letras de Crateús.

COMEMORAÇÃO

Após o encerramento da solenidade no Teatro Rosa Moraes, a diretoria da ALC recepcionou a sociedade de Crateús na Casa de Cultura João Batista, com um coquetel e com um show musical do duo vocal e musical Ernesto & Ivonete, e a participação improvisada de alguns talentos musicais que fazem parte da ALC.

(Notícia publicada no Jornal Gazeta do Centro-Oeste, de Crateús, Ceará, em 22 de junho de 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário